15 curiosidades sobre Peruíbe

Peruíbe é uma cidade cheia de particularidades e curiosidades. Confira uma lista com 15 fatos sobre a nossa cidade.

1- O prédio mais famoso da cidade é o "Prédio Redondo", porém este não é o verdadeiro nome do edifício. Ele se chama Serra dos Itatins.

2- Peruíbe não possui o serviço de Uber e Cabify, dentre outros. Apesar de cidades vizinhas já terem alguns destes aplicativos rodando, Peruíbe ainda não possui eles, somente o 99 Táxi.

3- O nome “Peruíbe”, é um vocábulo indígena que significa “no rio dos tubarões”, pela junção dos termos tupis iperu (tubarão), ‘y (rio) e pe (em).

4- E falando em cultura indígena, atualmente na cidade existem 9 aldeias indígenas.

5- Há cerca de 16 anos atrás, a cidade vivia sob uma forte influência do rock, sendo cenário para um dos festivais de rock mais famosos da Baixada Santista, o Caça Bandas Rock de Peruíbe.

6- Umas das estrelas do judô nacional, a atleta Mariana Silva é de Peruíbe. Ela fez história nas Olimpíadas do Rio, vencendo diversas lutas.

7- Segundo estudos, as características da Lama Negra de Peruíbe são semelhantes às encontradas no Mar Morto. Ela possui propriedades terapêuticas e dermatológicas.

8- Para ufólogos e estudiosos, a Pedra da Serpente seria um portal para seres de outro mundo. Ele está localizado na Estrada da Serra do Guaraú.

9- A praia do Caramborê já foi cenário de vários casamentos na praia. Com um visual de tirar o fôlego, o sim já foi dito inúmeras vezes diante daquele cenário incrível.

10- No Sítio Arqueológico do Abarebebê, se encontram as ruínas de uma das primeiras igrejas do país.

11- Uma das formas mais baratas de se hospedar na cidade com conforto e economia é utilizando o serviço do Airbnb, uma empresa mundial de serviços de hospedagem. Click aqui no link www.airbnb.com.br/c/kmartins46 para ganhar R$130,00 de crédito para sua próxima hospedagem.

12- A cachoeira do Paraíso pertence ao município de Iguape, cidade vizinha, porém a entrada da mesma está localizada em Peruíbe.

13- Com sua sede em Peruíbe, o Anjinhos da Rua é considerado o maior projeto particular de proteção animal do mundo, situado em uma área própria de 1 milhão m² para o bem estar de animais abandonados.

14- Um dos pratos típicos mais famosos da cidade é a Tainha assada na brasa.

15- Localizada em meio ao mar de Peruíbe e Itanhaém, a Ilha das Cobras possui uma das maiores populações de víboras conhecidas no mundo. Ela está no ranking das ilhas mais perigosas do planeta.
Faltou alguma curiosidade? Comente aqui o que você gostaria de acrescentar nesta lista.

Comentários

Comentários

18 comentários sobre “15 curiosidades sobre Peruíbe

  • Cidade não tem empresas, falta emprego, e todos os prefeitos que por aqui passaram, Ana preto, e agora Luiz Maurício, não cuidam da cidade, e está largada, um lixo. Falta tudo aqui, Saúde, segurança, educação..!!! Luiz Maurício, para de reclamar da gestão anterior, e invista em infraestrutura como ItangaeI. Você é uma decepção..!!

  • Peruibe tem as prefeituras mais omissas do Brasil. Ruas sem pavimento e esgoto são normais. Peruibe não tem maternidade. Peruibe não dá a menor importância ao turismo e não cuida de sua infraestrutura, chegar a prainha que é bem pertinho é sofrível ir as cachoeiras é quase impossível ir a barra do uma então é um raly Paris Dakar. Amo essa cidade e gostaria de ter nascido aqui.

    • Concordo com Paulo Bezerra e Buenos.
      A cidade está muito abandonada. Entra prefeito e sai prefeito e tudo continua a mesma coisa.

    • Concordo plenamente! É escandaloso o descaso de todos os prefeitos de Peruibe, sem exceção, até agora, pela infraestrutura básica da cidade! Deviam cuidar disso, antes de ficarem fazendo propaganda para incentivar o turismo. Moro em Peruibe, e vejo a cidade “apodrecer” a cada dia, apesar do valor absurdo do Iptu que pago! Nem luz tenho no poste em frente á minha casa, que fica wm área nobre da cidade.O policiamente é inexistente! Em matéria de segurança, é cada um por si! Pago empresa de segurança, que tb é péssima! Pensem menos em propaganda da cidade, e mais em torná-la habitável. Os turistas vêm uma vez, e, geralmente, não voltam mais. Acorda, Prefeitura de Peruíbe!!

      • Parabéns pelo desabafo infelizmente isso não muda até quando vai ficar na mesmice os impostos são pago e não tem asfalto e nem segurança muito menos saúde pública até quando vao enganar o povo de Peruíbe, atitude de melhoria nada

    • Falou tudo Paulo Bezerra. Cidade está às moscas. E sim, os moradores detestam os turistas. Quando chegam a época das temporadas, vivem reclamando dos turistas que vem trazer dinheiro pra cidade. Povo chato, povo que só sabe reclamar e nada faz pra cidade melhorar. Detalhe, adoram reclamar nas redes sociais né, sentadinho no sofá. Porque quando chamam pra ir as ruas e reivindicar uma maternidade, um hospital, esgoto, asfalto, ai ninguém vem. Pra Peruíbe se desenvolver e crescer rapaz vai demorar muito.

  • Moro em Peruíbe há quase 26 anos …tivemos cinco gestão de prefeitos uma pior que a outra ..
    Uma sequência de absurdos ,e a pior de todas …foi a da Ana Preto. Aqui é Hollywood !!!

  • Eu acho as ruas de Peruíbe muito escuras, quase não tem iluminação. Mas super tranquilo pra morar. Um Sossêgo.

  • Quase fui morar nessa cidade, fiz planos adoro a cidade mas desisti porque não à investimento e uma administração sem compromisso com o povo.

  • Realmente a cidade é linda, e bela , fantástica. Amu passear nesse lugar se eu opudess iria morar aí , ou melhor se se tivesse emprego pro meu esposo eu com certeza iria morar aí. Minha tia Mota aí emnperuem , sempre que dá eu vou passar uns dias aí , só que realmente a cidade está abandonada. Cadê o prefeito da cidade?

  • INFELISMENTE PERUIBE NÃO TEM PREFEITO, TEM UMA PESSOA QUE INFELIZMENTE O POVO
    IGNORANTE QUE MORA AQUI COLOCARAM UMA PESSOA DE NOME LUÍS NA PREFEITURA E ELE ESTA SE ACHANDO PREFEITO! SÓ PARA TER UM BOM SALÁRIO, MÁS TRABALHAR PELA MELHORIA DA CIDADE NADA.( VOU MUDAR DAQUI SE DEUS QUISER ).

  • Moro na zona rural. Estrada do Lontra. bairro São Francisco. A Armando Cunha está intransitavel. Muito buracos. Ônibus com muita dificuldade para circular. O povo sofre. Meu sítio, só esse ano teve três alagamento com transbordamento do meu lago de peixe. Sabe porquê? As valas estão obstruídas, bem como os acessos para o Rio Preto. O rio nem se fale? Só ve mato. Precisa limpar e desassoreamento. Grande abraço!

  • Eu amo essa cidade…..tenho casa própria aí…..deixo meus impostos aí tbm……louco pra morar na cidade……mas com essa politica e falta de infraestrutura não tem como…….não tem Hospital…..não tem empresas….emprego……isso pq eu iria montar empresa no local…..não tem incentivo…..não tem colaboração……

    Amo essa cidade…..tenho família aí…..amigos diversos…..todos com vontade de crescer e vencer…..mas com esse governo não da……pena

Deixe seu comentário