15 curiosidades sobre Peruíbe

Peruíbe é uma cidade cheia de particularidades e curiosidades. Confira uma lista com 15 fatos sobre a nossa cidade.

1- O prédio mais famoso da cidade é o "Prédio Redondo", porém este não é o verdadeiro nome do edifício. Ele se chama Serra dos Itatins.

2- Peruíbe não possui o serviço de Uber, Cabify, 99 táxis, dentre outros. Apesar de cidades vizinhas já terem alguns destes aplicativos rodando, Peruíbe ainda não possui nenhum deles.

3- O nome “Peruíbe”, é um vocábulo indígena que significa “no rio dos tubarões”, pela junção dos termos tupis iperu (tubarão), ‘y (rio) e pe (em).

4- E falando em cultura indígena, atualmente na cidade existem 9 aldeias indígenas.

5- Há cerca de 16 anos atrás, a cidade vivia sob uma forte influência do rock, sendo cenário para um dos festivais de rock mais famosos da Baixada Santista, o Caça Bandas Rock de Peruíbe.

6- Umas das estrelas do judô nacional, a atleta Mariana Silva é de Peruíbe. Ela fez história nas Olimpíadas do Rio, vencendo diversas lutas.

7- Segundo estudos, as características da Lama Negra de Peruíbe são semelhantes às encontradas no Mar Morto. Ela possui propriedades terapêuticas e dermatológicas.

8- Para ufólogos e estudiosos, a Pedra da Serpente seria um portal para seres de outro mundo. Ele está localizado na Estrada da Serra do Guaraú.

9- A praia do Caramborê já foi cenário de vários casamentos na praia. Com um visual de tirar o fôlego, o sim já foi dito inúmeras vezes diante daquele cenário incrível.

10- No Sítio Arqueológico do Abarebebê, se encontram as ruínas de uma das primeiras igrejas do país.

11- Uma das formas mais baratas de se hospedar na cidade com conforto e economia é utilizando o serviço do Airbnb, uma empresa mundial de serviços de hospedagem. Click aqui no link www.airbnb.com.br/c/kmartins46 para ganhar R$130,00 de crédito para sua próxima hospedagem.

12- A cachoeira do Paraíso pertence ao município de Iguape, cidade vizinha, porém a entrada da mesma está localizada em Peruíbe.

13- Com sua sede em Peruíbe, o Anjinhos da Rua é considerado o maior projeto particular de proteção animal do mundo, situado em uma área própria de 1 milhão m² para o bem estar de animais abandonados.

14- Um dos pratos típicos mais famosos da cidade é a Tainha assada na brasa.

15- Localizada em meio ao mar de Peruíbe e Itanhaém, a Ilha das Cobras possui uma das maiores populações de víboras conhecidas no mundo. Ela está no ranking das ilhas mais perigosas do planeta.

Faltou alguma curiosidade? Comente aqui o que você gostaria de acrescentar nesta lista.

Comentários

Comentários

12 comentários sobre “15 curiosidades sobre Peruíbe

  • Cidade não tem empresas, falta emprego, e todos os prefeitos que por aqui passaram, Ana preto, e agora Luiz Maurício, não cuidam da cidade, e está largada, um lixo. Falta tudo aqui, Saúde, segurança, educação..!!! Luiz Maurício, para de reclamar da gestão anterior, e invista em infraestrutura como ItangaeI. Você é uma decepção..!!

  • Peruibe tem as prefeituras mais omissas do Brasil. Ruas sem pavimento e esgoto são normais. Peruibe não tem maternidade. Peruibe não dá a menor importância ao turismo e não cuida de sua infraestrutura, chegar a prainha que é bem pertinho é sofrível ir as cachoeiras é quase impossível ir a barra do uma então é um raly Paris Dakar. Amo essa cidade e gostaria de ter nascido aqui.

    • Concordo com Paulo Bezerra e Buenos.
      A cidade está muito abandonada. Entra prefeito e sai prefeito e tudo continua a mesma coisa.

    • Concordo plenamente! É escandaloso o descaso de todos os prefeitos de Peruibe, sem exceção, até agora, pela infraestrutura básica da cidade! Deviam cuidar disso, antes de ficarem fazendo propaganda para incentivar o turismo. Moro em Peruibe, e vejo a cidade “apodrecer” a cada dia, apesar do valor absurdo do Iptu que pago! Nem luz tenho no poste em frente á minha casa, que fica wm área nobre da cidade.O policiamente é inexistente! Em matéria de segurança, é cada um por si! Pago empresa de segurança, que tb é péssima! Pensem menos em propaganda da cidade, e mais em torná-la habitável. Os turistas vêm uma vez, e, geralmente, não voltam mais. Acorda, Prefeitura de Peruíbe!!

    • Falou tudo Paulo Bezerra. Cidade está às moscas. E sim, os moradores detestam os turistas. Quando chegam a época das temporadas, vivem reclamando dos turistas que vem trazer dinheiro pra cidade. Povo chato, povo que só sabe reclamar e nada faz pra cidade melhorar. Detalhe, adoram reclamar nas redes sociais né, sentadinho no sofá. Porque quando chamam pra ir as ruas e reivindicar uma maternidade, um hospital, esgoto, asfalto, ai ninguém vem. Pra Peruíbe se desenvolver e crescer rapaz vai demorar muito.

  • Eu acho as ruas de Peruíbe muito escuras, quase não tem iluminação. Mas super tranquilo pra morar. Um Sossêgo.

  • Quase fui morar nessa cidade, fiz planos adoro a cidade mas desisti porque não à investimento e uma administração sem compromisso com o povo.

  • Realmente a cidade é linda, e bela , fantástica. Amu passear nesse lugar se eu opudess iria morar aí , ou melhor se se tivesse emprego pro meu esposo eu com certeza iria morar aí. Minha tia Mota aí emnperuem , sempre que dá eu vou passar uns dias aí , só que realmente a cidade está abandonada. Cadê o prefeito da cidade?

Deixe seu comentário