Barra do Una: Um dos destinos mais incríveis da Baixada Santista

Encontro do rio com o mar, águas calmas e relaxantes, área de mangue, local cercado de natureza nativa, no céu um balé de pássaros exóticos, natureza e preservação andam juntas. Por esta descrição o local parece ser um verdadeiro paraíso. A Barra do Una faz jus a este título.

Muito famosa por seus encantos e atrativos naturais, a Barra do Una encanta moradores e turistas devido à sua preservação ambiental. Por ser bem afastada do centro da cidade e em uma região de difícil acesso por uma estrada de terra, todo a aventura para se chegar até lá, no final compensa com o visual exuberante do lugar.

A praia possui mais de 2km de águas claras, com uma extensa faixa de areia com dunas e cercada de natureza nativa. O local conta com um rico ecossistema como mata de restinga, mangue, dentre outras belezas naturais.

E para completar este belo cenário, o Rio Una do Prelado desagua no mar, com suas águas escuras. A foz do rio, está localizada em uma área que pertencente à Estação Ecológica Juréia Itatins.

A praia da Barra do Una faz divisa com outro lugar incrível na cidade, a praia do Caramborê. Confira a matéria completa sobre o Caramborê.

Na área da Barra do Una existe uma vila de pescadores, que preservam no local toda a nossa cultura caiçara, mantendo muitas das tradições passadas de geração à geração de peruibenses.

Para quem deseja ir para passar o dia ou até quem sabe à noite, o local conta com alguns campings e até bares e lanchonetes sem muito luxo, para não se perder a essência de curtir uma vida simples e apreciar a natureza.

Este slideshow necessita de JavaScript.

E para quem gosta de casos de atividades extraterrestres, a Barra do Una é um dos locais com alto número de relatos na cidade, tanto que o destino faz parte do roteiro Ufoturístico da cidade. Confira mais sobre turismo ufológico em Peruíbe.

Por ser um local tão diversificado, a área também é propícia para a prática de diversos esportes como caminhada, natação, andar de caiaque e até mesmo um bom surf na praia. Aventura e diversão é o que não faltam na Barra do Una.

Além da possibilidade da prática de esportes, o local é incrível para os amantes da fotografia. Vale à pena você aproveitar um belo dia de sol para ir curtir lá e quem sabe até realizar um ensaio fotográfico. O visual é de tirar o fôlego.

E falando em aventura, com certeza a primeira que os visitantes irão encarar será chegar ao local. Para se chegar à Barra do Uma, é necessário percorrer a estrada asfaltada que saí do centro da cidade e vai até o Guaraú. Até ali o percurso é super tranquilo. Porém, após esta etapa, é necessário seguir por uma estrada de terra por mais de 16km, que em dias de chuva fica impossível de chegar ao local. Nossa recomendação é que se você for visitar a Barra do Una, vá de carro 4x4 ou de ônibus, pois devido às condições da estrada é perigoso que você fique no meio do caminho se for com carro de passeio. Para ir de ônibus basta pegar a linha que sai do terminal rodoviário da cidade com destino à Barra do Una.

Quem conhece a Barra do Una sempre deseja retornar. O lugar é realmente inesquecível e com certeza é um dos nossos destinos favoritos em Peruíbe. Vale à pena conhecer.

E não se esqueça, não deixe seu lixo, não traga plantas nativas e respeite a natureza. Tire apenas fotos. Traga apenas belas lembranças. Deixe apenas o seu amor.

Na hora de curtir um lugar incrível como este, não se esqueça de que preservar o meio ambiente depende de todos nós. Aproveite com sabedoria e respeito.

Comentários

Comentários

Deixe seu comentário