Colônia Veneza: Projetos sociais e a primeira capela de mosaicos do Brasil

Fundada em 1985, o Recanto Colônia Veneza encanta por sua rica história, projetos sociais e atrativos.

Com o objetivo de prover assistência necessária e abrigar atividades de formação de crianças e adolescentes carentes, a instituição atualmente atende à mais de 240 crianças de Peruíbe.

Frei Giorgio Callegari, italiano natural de Veneza, sempre foi muito preocupado com questões sociais e seu sonho era ter um espaço para atender as crianças da região. Com a ajuda de amigos italianos, ele conseguiu fundar o Recanto Colônia Veneza.

Atualmente são atendidas gratuitamente crianças de 11 bairros de Peruíbe, de segunda a sexta, que após o horário escolar almoçam na instituição e realizam atividades educacionais como balé, coral, judô, karatê, informática, aula de música, oficina de mosaico, dentre outras atividades.

O Recanto Colônia Veneza conta com uma capela de mosaicos, a primeira igreja de mosaicos do Brasil, a capela de Nossa Senhora da Saúde. Seu revestimento foi feito pelo arquiteto e artista plástico italiano Roberto Corradini, com mosaicos no estilo Opus Incertum. "Opus Incertum" é uma técnica de aplicação de mosaicos em alvenaria somente encontrada na Itália, tendo suas origens em Roma.

Nos mosaicos são expressos temas com críticas à sociedade como a questão da miséria, mistura de etnias e a escravidão, tendo como objetivo contar e mostra a realidade nacional de imensos contrastes, resgatando a cultura brasileira.

O mosaicos foram criados com tanta perfeição, que quem os vê tem a sensação de esta olhando uma pintura. É realmente impressionante e vale à pena conferir de perto. Esta capela também já foi cenário para realização de diversos casamentos.

A capela acomoda até 50 pessoas e é aberta à visitação para grupos, mas com agendamento prévio.

O espaço é realmente maravilhoso e possui diversos atrativos como salão para convenções e palestras, restaurante, piscina com bar, churrasqueira, salão de jogos, capela, suítes, mini campo de futebol, quadra poliesportiva, sala de tv e lindos jardins.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Nós do Soul Peruíbe fomos recebidos pela direta administrativa do local, a sra Ormezinda Santana, que nos contou que a colônia desenvolve este trabalho social há 31 anos e sobrevive de doações de pequenos grupos que auxiliam a manter a parte financeira, além de pequenas instituições na Itália.

Para colaborar na parte financeira da colônia, eles possuem um projeto bem interessante chamado “Corrente do bem”, que funciona como um sistema de doações para auxiliar a instituição. Além deste projeto, a instituição também realiza eventos como jantares temáticos, no objetivo de arrecadar fundos para a manutenção e continuidade dos projetos sociais.

Qualquer um pode colaborar com os projetos sociais da instituição, seja com doações financeiras, brinquedos e roupas para as crianças ou até mesmo doando seu tempo para dar uma aula específica ou palestra para os alunos do projeto. O importante é colaborar como puder. Nós do Soul Peruíbe pretendemos voltar em breve para auxiliarmos o projeto.

Avenida Darcy Fonseca, nº 181 - Jardim dos Prados, Peruíbe - São Paulo
Telefone de Peruíbe (13) 3458-1717
www.coloniaveneza.com.br

Comentários

Comentários

Deixe seu comentário