Como visitar a Cachoeira do Paraíso

É como diz a música da banda Blitz: “Estou a dois passos do paraíso...”Bom, na verdade não é bem assim... O Paraíso existe, sim, porém, ele está a bem mais que dois passos. Apesar de meio distante do centro de Peruíbe, este é um passeio imperdível para os apaixonados por cachoeiras.

A cachoeira do Paraíso é formada por várias piscinais naturais, rasas e fundas, cercada de uma muralha de pedras e com um incrível visual de cardumes de peixes.

A cachoeira, que possui uma queda de aproximadamente 60º graus de inclinação e 17 metros de comprimento, dá forma a um enorme toboágua natural e é conhecida por ser um dos maiores atrativos de Peruíbe no verão.

Localizada a 25 km do centro de Peruíbe, a cachoeira do Paraíso faz parte da Estação Ecológica de Jureia-Itatins. Ela está no caminho entre Guaraú e Una, no interior do Parque Estadual do Itinguçú. Para chegar até lá é necessário percorrer mais de 15 quilômetros pela estrada do Guaraú e seguir um caminho com entrada à direita que leva até a área do estacionamento.

Também é possível chegar lá de ônibus. Basta pegar um circular que vá sentido Barra do Una. O ônibus para em frente a trilha de entrada da cachoeira.

Para chegar ao poço principal é preciso percorrer uma trilha de 350 metros (menos de 3 minutos). No início da trilha existe um riacho formado pelas águas da cachoeira do Paraíso.

Por se tratar de uma Estação Ecológica (categoria de Unidade de Conservação de Proteção Integral), a visitação tem de ser realizada com objetivo de educação ambiental ou para a realização de pesquisa científica.

A cachoeira do Paraíso possui visitação controlada, com o limite de 270 visitantes diários, com acesso por períodos dentro do horário das 8h às 17h. A entrada é gratuita.

A Estação Ecológica é responsável pela conservação de ambientes de Mata Atlântica (floresta ombrófila densa, restinga e manguezal) que foram pouco alterados pelo homem e que servem como refúgio para algumas espécies que costumavam habitar grande parte do litoral brasileiro.

A Fundação Florestal possui um posto de atendimento e fornecimento de ingressos à população no Km 14 da Estrada da Barra do Una (Trevo do Itinguçu) e um posto de informações na Base Operacional do Perequê (localizado próximo ao trevo).

A cachoeira também possui uma estrutura para receber visitantes. No local existem lanchonetes e restaurantes, tudo muito simples, mas que fornecem lanches, bebidas e refeições.

Por ser um local em meio à natureza, a área possui muitos mosquitos e borrachudos, então não esqueça do repelente.

Na hora de curtir um lugar incrível como este, não se esqueça de que preservar o meio ambiente depende de todos nós. Por isso, respeite a natureza, não deixe lixo e recolha o lixo que encontrar. Aproveite com sabedoria e respeito.

 

Como chegar na cachoeira do Paraíso de carro:
O acesso é feito pela estrada Guaraú – Barra do Una. Vire a direita na rotatória e siga em frente por 6 km até a entrada do Parque Estadual da Serra do Mar.
Continue mais 1km até a bifurcação e vire à direita para entrar no estacionamento.

Como chegar na cachoeira do Paraíso de ônibus:
Pegar o ônibus sentido barra do Una e descer no Paraíso

Comentários

Comentários