Curiosidades sobre a Ilha do Guaraú

Muitos a conhecem como o Caribe da Baixada Santista ou Ilha do Farol. Com suas águas cristalinas, natureza nativa e visual exuberante, a Ilha do Guaraú encanta todos que a conhecem.

Porém, muitos desconhecem a história e curiosidades sobre a Ilha. Saiba tudo sobre este local mais que especial em Peruíbe.

História

Esta ilha já serviu no passado como ancoradouro das naus utilizadas por Pero Corrêa para o embarque de escravos vendidos para a Europa. Na época, era a única ilha que tinha condições para esse tipo de atividade, pois permitia que as naus ancorassem na sua parte interna.

Turismo

A ilha pertence ao Mosaico de Unidades de Conservação de Juréia Itatins – Refúgio de Vida Silvestre Ilha do Guaraú e Guararitama, Unidade de Conservação Estadual.

Na alta temporada a ilha é um dos locais favoritos dos turistas, que buscam diversão em meio à aventuras e esportes náuticos.

Para chegar na ilha é necessário pegar um dos barcos que saem do Rio Guaraú e desembarcam na ilha.

Vegetação

Com uma vegetação de restinga, suas árvores chegam a medir entre 10 a 15 metros de altura, sendo Symphonia globulifera e Calaphyllum brasiliense (guanadi) as espécies mais comuns. A ilha também conta com palmeiras como o palmito e a uva-do-mato. O chão é forrado por bromélias e, associadas às árvores, há uma infinidade de epífitas. Em algumas áreas do solo, existe uma camada espessa de detritos no solo.

Geografia

Localizada na latitude 24023’ Sul e longitude 46059’ Oeste, numa área aproximada de 184.655 metros quadrados, distante da costa 2.400 metros, sendo sua altitude máxima de 65 metros. A condição de atracabilidade é boa para embarcações pequenas, não possuindo praias nem água potável. Apresenta ondas médias ao largo.

Na ilha existe um farol que serve de auxílio à navegação, sendo local de referência para a ancoragem de embarcações pesqueiras.

Se interessou em conhecer mais e visitar a Ilha do Guaraú? Confira esta matéria especial em nosso site.

Comentários

Comentários

Deixe seu comentário