Ilha do Guaraú, o Caribe da Baixada Santista

Há quem diga que a Ilha do Guaraú é o Caribe da Baixada Santista. Águas esverdeadas e cristalinas, ilhas com costões rochosos e mata nativa, animais marinhos e um incrível balé de gaivotas.

É impossível visitar esta ilha e não se apaixonar. Conhecida como Ilha do Guaraú ou Ilha do Abrigo, este paraíso está localizado em uma das áreas mais famosas de Peruíbe, na região do Guaraú, local que conta com lindos atrativos como praia, rio e manguezal. Conheça mais sobre o Guaraú.

Quando a maré está baixa se forma meio que uma piscina natural, sendo possível desfrutar de águas calmas e rasas com média de 1 metro de profundidade. O local é ideal para a prática de esportes como mergulho, caiaque, stand up, além de outros esportes aquáticos.

ilha do guaraú em peruíbe

Para se chegar na ilha é necessário ir de barco, onde o passeio leva em média uns 30 minutos, partindo da praia do Guaraú. Confira nosso post especial sobre passeios de barco em Peruíbe.

O local também é habitat de peixes, corais, dentre outros seres marinhos que também ficam aos arredores da ilha como lagostas e tartarugas. O local é um verdadeiro berçário da vida marinha. Gaivotas, fragatas dentre outras aves fazem ninhos e vivem no local, trazendo ainda mais beleza e encanto para a ilha.

A ilha está em uma área de preservação ambiental e ao desembarcar, o público é recebido por um monitor ambiental que dá orientações sobre melhor utilização do local, bem como preservação do mesmo.

Muitos dos passeios de barco levam o público até a ilha e depois os deixam lá para curtirem o tempo que quiserem e quando os mesmos desejam ir embora, o monitor da ilha avisa os barqueiros que vão buscar as pessoas e levarem novamente ao ponto de partida, na praia do Guaraú.

Ilha do Guaraú

Para os mais aventureiros, além dos esportes aquáticos, também é possível realizar trilhas por dentro da ilha, em meio à mata. Mas sempre peça orientações ao monitor antes de realizar este tipo de atividade, para seu conforto e segurança.

A ilha é totalmente isolada, não tendo quiosques, restaurantes, ou qualquer outro tipo de suporte, portanto quando for desfrutar de momentos da ilha, é sempre bom levar água para beber e alimentos, pois lá não existe nada para consumo.

ilha do guaraú em peruíbe

E não se esqueça, não deixe seu lixo, não traga plantas nativas e respeite a natureza. Tire apenas fotos. Traga apenas belas lembranças. Deixe apenas o seu amor.

Carregue seu amor por Peruíbe no peito, com as camisetas do Soul Peruíbe. Saiba mais como adquirir nossas camisetas. 

Comentários

Comentários

18 comentários sobre “Ilha do Guaraú, o Caribe da Baixada Santista

Deixe seu comentário