Lenda: Luzes de vagalumes reconstroem forma original de igreja em ruínas

Segundo uma lenda local, em todos os aniversários de morte do Padre Leonardo Nunes, a Capela de São João Batista (atual Ruínas do Abarebebê) aparece em sua estrutura original formada por luzes de vagalumes, que aparecem contornando toda a antiga igreja.

Espalhados pelas noites escuras, vagalumes forma um espetáculo em brilho que mais se assemelha com uma constelação estrelar na terra. Vagalume ou pirilampo são insetos famosos por suas emissões de luz fosforescente. Em algumas crenças acredita-se que eles trazem iluminação espiritual.

A lenda é popular na cidade e contada de geração em geração, no qual alguns pescadores e caiçaras relatam já terem visto o ocorrido. A ação acontece no mês de junho, na data da morte do “padre voador”.

Abarebebê - padre voador - é o apelido indígena dado ao Padre Leonardo Nunes, que se destacou como incansável missionário e que dava aos indígenas a impressão de estar ao mesmo tempo em diversos lugares. São muitas as lendas que envolvem o Padre.

Padre Leonardo Nunes viveu na cidade e se dedicou à catequização dos indígenas locais. Alguns lugares da cidade são até reconhecidos como locais de passagem do Padre.

Após a construção da igreja em Peruíbe, o padre embarcou do Porto de Santos sentido Europa, no objetivo de relatar os acontecimentos a D. João III e a Ignácio de Loyola, porém, seu barco naufragou em viagem e o padre faleceu em 30 de junho de 1554.

A Igreja que hoje é reconhecida como as Ruínas do Abarebebê, é considerada uma das mais antigas do país. Ela foi construída com o objetivo de catequizar os índios que viviam na região. Atualmente o local é reconhecido como patrimônio histórico nacional e paulista, tombado pelo IPHAN e CONDEPHAAT (1984), sendo um sitio arqueológico e turístico aberto a visitação. Segundo relatos, a igreja foi construída em tempo recorde: 8 meses, iniciada e acabada no mesmo ano.

Para algumas crenças, sonhar com vagalumes significa que sua alma está sendo iluminada por seres espirituais e te projetam para acertar nas decisões.

Se é verdade ou lenda este caso dos vagalumes iluminarem as Ruínas do Abarebebê nós não sabemos. Mas o que podemos afirmar é de que nossa cultura Peruibense é rica em incríveis lendas, que só reforçam mais ainda nosso orgulho de viver aqui.

Então não se esqueça, se em junho você estiver pelos arredores das Ruínas do Abarebebê, aproveite a escuridão da cidade para tentar vislumbrar este espetáculo da natureza e descobrir se é apenas lenda ou os relatos são reais. Lembre-se, em Peruíbe tudo pode acontecer!

Comentários

Comentários

Um comentário sobre “Lenda: Luzes de vagalumes reconstroem forma original de igreja em ruínas

Deixe seu comentário