O que o Dia Mundial do Meio Ambiente tem a ver com amar Peruíbe?

Praias, rios, cachoeiras, ilhas, muito verde e natureza exuberante para todos os lados. Diga se esse não é o sonho de todos?
Peruíbe é uma cidade com muito verde, com uma natureza abundante e espetacular. Mas você já parou para pensar que a cidade como conhecemos pode no futuro não mais existir?

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

Preservar o meio ambiente é uma obrigação de todos. Não apenas do poder público, mas também de moradores e turistas que amam a nossa cidade.

Infelizmente é comum vermos em praias, rios, cachoeiras e na natureza em geral, lixo deixado por “seres nada humanos” e irresponsáveis. Lixos que causam alagamentos, morte de animais, destruição da nossa fauna e flora.

Todas estas imagens foram tiradas em Peruíbe sendo algumas de 2018 e outras de 2019.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Repense suas práticas e tente ser mais consciente com sua relação com o meio ambiente, seja quando estiver de viagem pela cidade, ou até mesmo se for morador. Ninguém gosta de lixo em casa, certo? Peruíbe é a nossa casa. Vamos ama-la e preserva-la com o merecido respeito e cuidado.

Por menores que sejam essas atitudes, elas trazem muitos benefícios para sua rotina e seu bolso, além de contribuir para o futuro das próximas gerações:

  1. Se ver lixo pela natureza, não custa nada pegar e descartar corretamente. Esteja sempre preparado para recolher o que encontrar pela natureza.
  2. Evite hospedar-se em estabelecimentos construídos em Áreas de Preservação Permanente, como beiras de rios, lagos e praias, topos de morros ou encostas muito inclinadas, restingas e manguezais e outros ecossistemas frágeis. Outra dica é ficar em hotéis próximos aos atrativos que deseja conhecer para economizar em transporte e reduzir a emissão de poluentes.
  3. Leve uma garrafa de água reutilizável, em vez de comprar garrafinhas descartáveis e aumentar a geração de resíduos.
  4. Tenha cuidado especial com sacolas plásticas na praia, elas podem voar e ser ingeridas pela fauna marinha.
  5. Para economizar água só peça para trocar toalhas e enxoval no hotel se for realmente necessário. Isso ajuda a minimizar a estatística de que cada turista consome quase três vezes mais água do que os residentes.
  6. Organize ou participe de mutirões de limpeza. Além de ajudar o meio ambiente, você ainda irá conhecer um monte de gente bacana que também se preocupa com a natureza, assim como você.

Lembre-se de que se preservarmos nosso meio ambiente, futuras gerações poderão usufruir de todas as nossas belezas naturais e Peruíbe continuará sendo não apenas a “Terra da eterna juventude”, mas a “Terra da belezas naturais”.

Muitas vezes não nos damos conta dos impactos ambientais de nossos hábitos cotidianos, mas deveríamos.
A preservação da natureza depende de cada um de nós! QUEM AMA, CUIDA!

Confira mais matérias sobre o tema em nossa coluna SUSTENTABILIDADE.

Comentários

Comentários

Deixe seu comentário