Pico da Serra dos Itatins

Pico da Serra dos Itatins

Harmonia total com a natureza, desafios e aventuras, vista panorâmica da cidade de Peruíbe.

Subir o pico da Serra dos Itatins é realmente um passeio incrível para quem gosta de estar em contato com a natureza e possui disposição para encarar uma super trilha.

A Serra do Itatins está à 500 m de altitude. De lá é possível ter uma vista panorâmica da cidade em 360º, avistando diversas praias como a Praianha, Guaraú, praia do Una e até a cidade de Itanhaém.

Para chegar ao pico, é necessário subir a estrada do Guaraú até chegar na entrada da trilha, que fica do lado direito do morro, logo após a estátua da Santa. Se estiver de carro, o deixe estacionado na praia do Costão, próximo à entrada da Juréia, pois próximo à entrada da trilha não é possível estacionar.

Com nível de dificuldade moderado, a trilha é realizada pelo meio da mata, com um caminho de fácil identificação. Apesar de em um dos momentos do percurso existir um grande paredão de pedra, não é necessário levar equipamentos específicos, pois é possível segurar em cipós para conseguir passar.

Durante o percurso é possível ver e ouvir pássaros nativos como papagaios, periquitos, tucanos, dentre outras aves que fazem dali seu lar.

A trilha também conta com uma bica de água doce, sendo possível se refrescar e beber a água gelada que corre do topo da nascente no morro.

Nós do Soul Peruíbe já fazemos este passeio há anos e recentemente fomos visitar o local para realizarmos algumas imagens.

Calculamos o total do percurso em torno de 1h, sendo destes, 40 min de trilha e o restante na subida da estrada do Guaraú.

Se você se interessou em curtir esta aventura, prepare-se fisicamente, pois em alguns momentos a trilha exige um pouco de preparo. O ideal é também não ir sozinho, pois caso você passe mal ou aconteça algo, você não terá nenhum tipo de socorro. Além disso, não se esqueça de levar repelente, água, lanches leves e celular ou máquina para fazer fotos. O visual lá é tão incrível que com certeza você irá desejar registrar este momento.

E não se esqueça na hora de curtir o passeio de respeitar a natureza. Não deixe lixo no local, não traga plantas nativas. Preserve o que é nosso patrimônio, para que as próximas gerações também possam usufruir deste paraíso.

 

Como chegar no pico da Serra dos Itatins
Trilha na estrada do Guaraú. Entrada ao lado direito, após passar a imagem da Santa.
Tempo de trilha: 40 min.
Nível de dificuldade: Moderado.

Comentários

Comentários