Sítio do Costinha: Turismo rural, gastronomia caipira e tradição de família

Paz e tranquilidade de sítio, natureza exuberante, lifestyle da roça, comida com alma e personalidade. O Sítio do Costinha é um santuário aos amantes da vida caipira.

Nós do Soul Peruíbe somos apaixonados pela zona rural de Peruíbe e vivemos explorando novos lugares nela, para que possamos contar um pouco mais sobre estes locais incríveis como o Sítio do Costinha, um lugar que realmente vale muito à pena conhecer.

Localizado no bairro Cossoca, na zona rural de Peruíbe, o Sítio do Costinha é um dos lugares imperdíveis na cidade para relaxar e apreciar uma deliciosa culinária caipira e caiçara. O Sítio do Costinha possui ideais baseados no conceito de turismo sustentável.

A Organização das Nações Unidas proclamou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento em reconhecimento ao grande potencial da indústria do turismo, que responde por cerca de 10% da atividade econômica mundial. A sustentabilidade tem como base três pilares: econômico, social e ambiental. O turismo, se bem concebido e gerido, proporciona emprego e renda em harmonia com a natureza, a cultura e a economia dos destinos.

O Sítio conta com um restaurante lindo, que consegue atender até 40 pessoas, algo que faz com que o atendimento seja mais personalizado e intimista, o que dá o grande charme ao local.

A chef de cozinha é a dona Rosinha, esposa do Sr Costinha, que faleceu no ano passado, mas deixou uma linda história e legado para a família, que hoje continua com o Sítio com muito amor e à todo vapor, atendendo à moradores e turistas com um cardápio delicioso.

O sítio inicialmente era apenas a moradia do Sr Costinha e de sua família. Porém em 1995, a diretora do Colégio Carmo (Santos) que era amiga da família e frequentadora do sítio, pediu aos proprietários para levar as crianças do colégio para conhecerem o local.

A visita fez tanto sucesso que até hoje o Colégio leva os alunos para o sítio, para conhecerem um pouco sobre a vida rural e apreciarem a culinária caipira.

E falando em cardápio, dona Rosinha é quem prepara as iguarias servidas no restaurante, acompanhada de sua nora e um ajudante. Tudo é muito caseiro e familiar. Tudo o que é servido é produzido no sítio. Os grandes destaques do cardápio são o leitão à pururuca e a galinhada caipira. Sim, as galinhas e leitões nascem e são criados lá mesmo, tudo de forma natural, o que faz com que a comida seja tão especial. Os pratos também acompanham delícias como banana caramelada, saladas com palmitos, farofas, dentre outras maravilhas da culinária caipira. Tudo é feito no fogão à lenha e nas panelas de ferro da dona Rosinha, que fazem com que o sabor fique ainda mais especial.

Para almoçar no sítio, é necessário realizar um agendamento prévio, pois como os produtos animais e vegetais são todos produzidos lá, eles precisam de um aviso com pelo menos 1 dia de antecedência para selecionarem o que será consumido, desta forma evitando o desperdício de alimentos no sítio. Eles são muito conscientes em relação à preservação do meio ambiente e desperdício de alimentos, fazendo sempre de tudo para colaborar com a sustentabilidade.

Agora se você é fã de doces, você não pode deixar de provar as geleias e compotas, doce de leite, abóbora, banana e mamão, além é claro da tradicional goiabada feita no tacho. Todos os doces são feitos com frutas lá do sítio e totalmente naturais, sem conservantes. Quando fomos visitar o Sítio acompanhamos a finalização de uma goiabada, que fica por mais de 4 horas sendo carinhosamente mexida com a colher de pau no tacho até dar o ponto. E é claro que nós provamos e aprovamos a goiabada do sítio. Podemos dizer com certeza que está na lista das nossas goiabadas favoritas e do coração.

A decoração do sítio é rústica, com clima de vida rural, mas com muito estilo e personalidade. O lugar é incrível para quem quer curtir o clima de fazenda, entrar em sintonia com a natureza e ainda fazer lindos clicks e até ensaios. Ótima dica para curtir com a família.

No verão é difícil resistir aos encantos da bica d’água que eles possuem no sítio. Água super gelada e com um visual incrível. A bica faz o maior sucesso com os visitantes, que aproveitam para se refrescar nela ou apenas ficarem sentados nos bancos ao redor apreciando o visual.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Próximo à bica fica a área onde vivem alguns dos animais do sítio, como um lago para patos e até a área de criação dos porcos. No dia em que visitamos o sítio também pudemos presenciar porquinhos recém-nascidos, brincando com a mãe leitoa no chiqueiro. O sítio também conta com animais como cavalos, vacas, galinhas, dentre outros.

O Sítio do Costinha é um lugar incrível para ir pela manhã, almoçar no restaurante e passar o dia curtindo a vida no sítio. Ele é um local que representa muito da alma de Peruíbe. Esperamos voltar lá em breve, para tirarmos mais um dedo de prosa com a simpática dona Rosinha e provarmos mais de seus quitutes de darem água na boca.

 

SÍTIO DO COSTINHA
Estrada do Cossoca, s/nº - margem direita (sentido Santos - Peruíbe) da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega
Telefone: (013) 99714-3123 falar com Rosinha.
E-mail: cauecosta06@hotmail.com
Facebook

Comentários

Comentários

4 comentários sobre “Sítio do Costinha: Turismo rural, gastronomia caipira e tradição de família

Deixe seu comentário