Turismo rural- Cachoeira Rio do Ouro

Ecoturismo ou turismo ecológico é o "segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações". A definição acima é dada pelo Ministério do Meio Ambiente.

Repleto de belezas naturais, o roteiro turístico rural de Peruíbe é um prato cheio para quem curte estar em meio à natureza, cercado de verde e com toda a paz e a tranquilidade do campo.

A zona rural da cidade é rica em atrativos. Um deles é a encantadora cachoeira Rio do Ouro. Por estar em uma zona mais afastada da cidade, pouca gente conhece este recanto natural.

A cachoeira do Rio do Ouro está localizada no Parque Estadual da Serra do Mar, que é formado por uma cadeia de montanhas que em seu entorno e conta com outras nascentes de água doce e cachoeiras.

O acesso à cachoeira é feito por meio da estrada Armando Cunha, nas proximidades do bairro Bananal. Com uma estrada de terra e pedras, dependendo do período, o acesso torna-se mais difícil apresentando dificuldades nos períodos de chuva.

Para quem vem de Santos ou São Paulo, o caminho pode ser feito entrando na rotatória em baixo da rodovia de acesso à entrada de Peruíbe, virando à direita e seguindo a orientação da placa "Roteiro Rural.

Para se chegar na Cachoeira Rio do Ouro, é necessário percorrer a estrada até a altura do km 16 da Armando Cunha e entrar em uma outra estrada na lateral direita, antes da ponte ou Recanto do Cabeça. Seguir em frente nesta estrada por uns 800m e quando aparecer uma bifurcação, entrar à esquerda por mais 700m. Seguir reto até chegar à um antigo bar desativado. À partir dali o caminho é feito à pé, descendo uma suave colina de aproximadamente 100m até a cachoeira.

A queda d’água é de aproximadamente oito metros, onde há um poço pequeno na parte superior e outro na inferior e uma vista exuberante da cachoeira.

Para quem gosta de se refrescar em água doce e curtir a natureza, este passeio é um prato cheio.

Por estar rodeada pela mata, é sempre válido levar repelente por conta dos mosquitos.

E não se esqueça, se for visitar este paraíso, preserve a natureza. Não deixe lixo, não retire plantas nativas. Seja consciente e respeite o meio ambiente.

Ah, levar máquina fotográfica ou celular também é super válido para registrar os momentos neste lugar incrível. E se fizer clicks lindos, não deixe de nos enviar para postarmos em nossa galeria.

Comentários

Comentários