MENOR PRAIA DO MUNDO.

A menor praia do mundo está em Peruíbe. Com apenas 33 metros de comprimento, a praia é conhecida como Praia das Conchas ou também chamada de Praia da Tatuíra.

PERUÍBE NA ROTA DOS ET'S

Segundo especialistas, Peruíbe é uma das cidades com o maior número de registros de atividade extraterrestre no Brasil. Seres iluminados que deslizam sem tocar o solo, bolas de fogo, naves cilíndricas e em formato de arraia são histórias comuns na região. Diz a lenda que uma espaçonave pousou em um matagal na cidade em 2008, deixando uma marca no local.

ROTEIROS TURÍSTICOS

Roteiro Urbano

Colônia Veneza, com a Capela de Mosaicos;
Mirante da Torre, na entrada da cidade, com vista panorâmica de Peruíbe;
Museu Histórico e Arqueológico, na Torre;
Ruínas do Abarebebê;
Aquário Municipal;
Complexo Termal da Lama Negra de Peruíbe;
Portinho e Mercado de Peixes
Feiras de Artesanato – Praça Redonda (Centro) e Praça Flórida.
Boulevard (Calçadão do Centro)
Praça Monsenor Lino Passos (Matriz), recentemente reformada e cartão-postal da Cidade.
Portal da Cidade (Pirâmide) e Portal da Juréia (em forma de bananeira)
Avenida Padre Anchieta
Estação Ferroviária, recentemente reformada, espaço cultural com fotos antigas do município.
Orla urbanizada, com ciclovias, quiosques, calçadão e jardins.

 

Roteiro Ecológico e de Aventura

Passa pela praia do Costão, com bica de água doce, costão rochoso, praia, mar, vegetação e a Serra dos Itatins; estrada do Guaraú que leva ao entorno da Jureia, sendo a Prainha um ponto obrigatório de parada; bairro do Guaraú onde pode-se conhecer a Praia e Rio do Guaraú e a Passarela do Balça, ponte suspensa sobre o manguezal; Corredeiras do Perequê, rio de corredeiras com piscinas de águas cristalinas; Cachoeira do Paraíso, com base de educação ambiental, trilha estruturada e auto guiada, piscinas naturais e uma belíssima queda de seis metros de altura; Praia do Caramborê, praia semi-deserta que encanta pela sua energia e localização; praia da Barra do Una com famílias tradicionais que perpetuam a cultura caiçara no local. Agregado ao Roteiro ecológico, as atividades de aventura contam com trilhas em ambiente de Mata Atlântica, arvorismo, tirolesa, Watter Treking, Jeep Tour e Canoagem com canoas havaianas e canadenses.

 

Roteiro Cultural

A história da região pode ser conhecida nas Ruínas do Abarebebê, patrimônio histórico do século XVI que retrata a catequização indígena na Região; no Museu Histórico e Arqueológico, com um acervo de 360 peças que relatam a ocupação da cidade, desde os homens do sambaqui, indígenas e colonizadores, até os dias atuais; e na Estação Ferroviária, prédio restaurado do início do século XX, que abriga o Arquivo Histórico, exposições, documentos e fotos antigas da cidade. Outros pontos de interesse são a Capela de Mosaico na Colônia Veneza, com paredes revestidas de mosaico italiano; a Feira de Artesanato na Praça Flórida; os eventos e apresentações artísticas do Boulevard; e a Praça Ambrósio Baldim (Praça Redonda), no Centro, com 80 boxes de artigos diversos, artesanato e alimentação.

 

Roteiro Ufológico

Segundo esotéricos, Peruíbe apresenta características comparáveis às de algumas regiões da Índia e do Peru, com relatos de óvnis e seres extra-terrestres, sendo muito visitada por estudiosos de ufologia. Há a realização anual do Encontro Ufológico de Peruíbe. Também foi criado o Primeiro Roteiro Turístico Ufológico do Brasi , que passa por locais com inúmeros relatos de avistamento de óvnis e seres luminosos, como a Pedra da Serpente, um portal de pedra na encosta do Morro dos Itatins; Observação da Ilha de Queimada Grande; Praia e Serra no Guaraú; Perequê; Barra do Una; Bairro São José, onde a vegetação apareceu amassada; Ruínas do Abarebebê; e toda a orla urbana de Peruíbe, de Tapirema ao Costão.

 

Zona Rural

A Zona Rural de Peruíbe conta com corredeiras e cachoeiras, hotéis fazenda, haras, sítios e chácaras de lazer, aldeias indígenas e pesque pagues.